Imagem da aplicação SIGARRA
This Page is not available in English Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login, Atalhos. A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se Validar-se
Você está em: Início > Investigação e Desenvolvimento

Investigação e Desenvolvimento

Investigação e Desenvolvimento

Publicações no Repositório IPSantarém:

Laboratórios, Áreas e Subáreas:

Instituto Politécnico de Santarém:

Projetos de Investigação e Desenvolvimento:

  • SPEACH Project:
  • O objetivo principal do Projeto SPEACH é aumentar a consciencialização e mudança de comportamento em profissionais do desporto e dos cidadãos europeus no sentido de um estilo de vida ativo e saudável.
    Ver mais... Press Release...

    Main goal of the SPEACH Project is to increase awareness and behavioural change in sport professionals and European citizens towards an active and healthy lifestyle.
    See more...

  • Escola Ativa:

    O programa ESCOLA ATIVA - promoção de atividade física e desportiva em contexto escolar da Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, apoiado pelo Programa Nacional de Desporto para Todos do Instituto Português para o Desporto e Juventude (Contrato n.º 525/2015 publicado em Diário da República, 2.ª série, n.º 132 de 9 de julho - Contrato-programa de desenvolvimento desportivo n.º CP/143/DD/2015), desenvolve-se em parceria com as Câmaras Municipais de Rio Maior, Santarém, e Torres Vedras, no ano letivo 2015/2016.
    Estudos recentes demostram que o exercício físico é determinante para um desenvolvimento saudável da criança. De forma a construir e implementar programas de atividade física na escola, adequados às necessidades das crianças, torna-se essencial conhecer previamente o padrão e tipo de atividade física realizado, sendo a escola um contexto privilegiado de ação. O programa ESCOLA ATIVA, pretende desenvolver o exercício físico em contexto escolar (uma a duas sessões por semana), bem como estudar o padrão de atividade física e composição corporal da população infantil.
    O programa de exercício físico desenvolve-se em várias escolas básicas, ao longo do ano letivo, sendo ministrado por Técnicas de Exercício Físico, licenciadas em Desporto e mestres em Atividade Física em Populações Especiais, pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Carina Santos e Janine Ferreira, sob orientação da Professora Rita Santos Rocha. No planeamento, avaliação e promoção, participam ainda os Professores Vera Simões e Nuno Pimenta, bem como as assistentes Liliana Ramos e Cristiana Mercê, da ESDRM.
    O programa ESCOLA ATIVA pretende igualmente promover a importância de um estilo de vida saudável na infância, pelo que estão agendadas, por cada concelho onde vai ser implementado o programa, uma palestra sobre o tema da alimentação saudável, com a colaboração dos Professores Raquel Silva (Universidade Fernando Pessoa) e Nuno Pimenta (ESDRM), bem como uma ação de formação sobre a marcha, com a colaboração da atleta Susana Feitor.
    Está em curso a elaboração de duas publicações sobre o programa, pelos docentes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, e com a colaboração de outros docentes de outras insti