Imagem da aplicação SIGARRA
This Page is not available in English Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login, Atalhos. A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se Validar-se
Você está em: Início > Apresentação

Apresentação

Apresentação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior

Apresentação

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior foi criada pelo Decreto-Lei n.º 352/97, de 5 de Dezembro, como unidade orgânica do instituto Politécnico de Santarém.

Por iniciativa da Câmara Municipal de Rio Maior (CMRM), presidida então pelo Dr. Silvino Sequeira, cuja proposta teve o melhor acolhimento por parte do Sr. Presidente do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), Professor Doutor Jorge Justino, foi constituída, por seu despacho, a Comissão de Desenvolvimento do Instituto Politécnico de Santarém, em 1996, que criou as condições de base para o estabelecimento da Escola Superior de Desporto de Rio Maior. 

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) foi criada pelo Decreto-Lei n.º 352/97, de 5 de Dezembro, como unidade orgânica do Instituto Politécnico de Santarém. O Professor Doutor José Rodrigues foi nomeado, como primeiro Diretor, por despacho do Ministro da Educação, a 6 de Maio de 1998, e tomou posse a 22 de Julho de 1998. 

A ESDRM abriu portas em Setembro de 1998, com 11 docentes e 1 não-docente, e 51 alunos (designados de Os Pioneiros), em instalações provisórias cedidas pela CMRM, para além da utilização das instalações desportivas da Cidade.

As atividades de formação tiveram início no ano letivo de 1998/99, com os cursos de Desporto, na variante de Treino Desportivo de Alto Rendimento (opções de Futebol, Atletismo e Natação) e na variante de Condição Física.

Em 1999 foi aprovado a criação dos cursos de licenciatura em Desporto, nas variantes de Treino Desportivo de Alto Rendimento (todas as opções), de Condição Física, e ainda de Animação Desportiva, Recreação e Lazer. 

O plano de estudos do curso bietápico de licenciatura em Desporto, variante de Animação Desportiva, Recreação e Lazer foi aprovado em 2001. Em 2002 foi criada a Licenciatura em Desporto, variante de Psicologia do Desporto e Exercício, e foram aprovados os planos de estudos dos cursos bietápicos de licenciatura em Desporto, variante de Condição Física e variante de Treino Desportivo de Alto Rendimento.

O Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi publicado em 2003.

No ano letivo 2004/2005 foi criada a licenciatura em Desporto, variante de Gestão das Organizações Desportivas. Também no ano letivo de 2004/2005 foram alteradas algumas denominações das licenciaturas, nomeadamente: Animação Desportiva, Recreação e Lazer que passou a Desporto de Natureza e Turismo Ativo; Condição Física que passou a ser a Condição Física (Fitness); Treino Desportivo de Alto Rendimento que passou a ser Treino Desportivo. 

Em 22 de Junho de 2007, a Assembleia de Escola elegeu o segundo Diretor da ESDRM, o Professor Adjunto Abel Santos, cujas eleições foram homologadas pela Presidente do IPS, Professora Coordenadora Maria de Lurdes Asseiro da Luz, em 26 de Julho de 2007. Durante este mandato foram criadas as condições para a construção das instalações próprias da ESDRM, e lançada a primeira pedra. Entre Julho de 2007 e Fevereiro de 2013, a ESDRM esteve instalada no Pavilhão Multiusos de Rio Maior.

No âmbito do Processo de Bolonha, a partir do ano letivo 2007/2008, os cursos ministrados na ESDRM passaram a ter as seguintes designações de Licenciatura em: Condição Física e Saúde no Desporto; Desporto de Natureza e Turismo Ativo; Gestão das Organizações Desportivas; Psicologia do Desporto e do Exercício; Treino Desportivo.

A partir do ano letivo 2008/2009, foi desenvolvido o Mestrado em Desporto, especialização em Condição Física e Saúde; especialização em Desporto de Natureza; especialização em Educação Física Escolar; especialização em Treino Desportivo. A partir do ano letivo 2009/2010, foram desenvolvidos os seguintes cursos, além do Mestrado em Desporto: Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício; Pós-graduação em Atividade Física na Gravidez e Pós-parto. Em 2010/2011 é criado o Mestrado em Atividade Física em Populações Especiais.

A partir do ano letivo 2010/2011, é ministrado o seguinte curso de 1.º ciclo, em regime normal e em regime pós-laboral: Licenciatura em Treino Desportivo. Neste ano letivo foi estruturada a Licenciatura europeia em Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis (Physical Activity and Lifestyle Counselling), decorrente de um projeto europeu.

Em 2 de Março de 2011, a Assembleia de Escola elegeu o terceiro Diretor da ESDRM, a Professora Coordenadora Rita Santos Rocha, cujas eleições foram homologadas pelo Presidente do IPS, Professor Coordenador Principal Jorge Justino, a 4 de Março, tendo tomado posse a 22 de Março de 2011.

Durante este mandato foram concluídas as obras referentes às instalações próprias da ESDRM, com a comparticipação do QREN-POVT e com a contribuição da CMRM, presidida pela Dr.ª Isaura Morais

Em 18 de Fevereiro de 2013, a comunidade académica, realizou a mudança para as instalações próprias, sendo que o processo de aquisição do equipamento necessário ao seu funcionamento demorou mais um ano, tendo sido comparticipado pelo QREN-POVT. 

Simultaneamente a ESDRM beneficiou do apoio do QREN-INALENTEJO no qUe se refere ao Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo - Laboratório de Investigação em Desporto e Saúde, que possibilitou também o apetrechamento das novas instalações.

A inauguração da ESDRM decorreu a 24 de maio de 2013, pelo Ministro da Educação e Ciência, Professor Doutor Nuno Crato.

Entre 2012 e 2013 decorreu a maioria dos processos de avaliação e acreditação dos cursos pela A3ES.

No ano letivo 2013/2014, estão em funcionamento os seguintes cursos:

  • Licenciatura em Desporto, Condição Física e Saúde;
  • Licenciatura em Desporto de Natureza e Turismo Ativo;
  • Licenciatura em Gestão das Organizações Desportivas;
  • Licenciatura em Psicologia do Desporto e do Exercício;
  • Licenciatura em Treino Desportivo - regimes diurno e pós-laboral;
  • Licenciatura europeia em Atividade Física e Estilos de Vida Saudáveis (Physical Activity and Lifestyle Counselling) 
  • Mestrado em Desporto, especialização em Treino Desportivo e Condição Física e Saúde;
  • Mestrado em Psicologia do Desporto e do Exercício;